Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nosso site. Conheça nossa Política de Privacidade
Aceitar

Notícias do mercado imobiliário

Governo lança programa de educação ambiental na agricultura familiar

Governo lança programa de educação ambiental na agricultura familiarDa Redação
Sustentabilidade nas ações do campo de manejo dos recursos naturais. Este é o principal objetivo do projeto que conta com o investimento de R$ 750 mil do Fundo Nacional do Meio Ambiente, e foi lançado na tarde de segunda-feira (26.10) pelo Governo no Palácio Paiaguás.
O Programa de Educação Ambiental na Agricultura Familiar (Peaaf), ) e o Projeto Formação de Agentes Populares em Educação Ambiental na Agricultura Familiar são uma parceria entre a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT), o Ministério do Meio Ambiente, o Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso (Intermat) e de outras quatro secretarias estaduais: Trabalho e Assistência (Setas), Educação (Seduc), Agricultura Familiar (Seaf) e de Meio Ambiente (Sema).
Inicialmente cinco assentamentos da região do Manso, próximo à capital, e do Alto Teles Pires serão atendidos em três etapas. “Haverá oficinas chamadas muro das lamentações, onde a população relata os problemas da comunidade. O próximo passo é construir um plano de ação, que será financiado pelo Governo do Estado”, conta o secretário de Agricultura, Suelme Fernandes.
Ele pontuou que a pasta de agricultura, com o auxílio da Empaer, tem papel fundamental para a atividade por auxiliar diretamente o agricultor familiar, quilombolas, indígenas e assentados, que tem a sua atividade calcada no manejo de recursos naturais.
Na ocasião, o governador Pedro Taques assinou um decreto que nomeia um grupo de trabalho para liderar as atividades do programa. Os próximos conflitos internacionais se darão por conta da falta d’água, sinaliza o governador, afirmando que neste contexto Mato Grosso figura como o Estado com maior potencial de recursos hídricos do país. “Nosso projeto foi aprovado pelo Governo Federal pela excelência, e deve trazer grandes resultados para a preservação dos nossos recursos naturais”, pontuou o governador.
A solenidade contou com a assinatura de outros dois importantes pactos para a Sustentabilidade do Estado, são eles a parceria do Governo do Estado com a Itaipú Binacional chamada Cultivando Àgua Boa – uma estratégia de enfrentamento da crise de água, zelando dos seus usos múltiplos (a produção de alimentos e de energia, o abastecimento público, o lazer e o turismo) – e a adesão ao programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).
28/10/2015

Últimas notícias